Que competências de marketing e digitais necessita um especialista em MarTech (Marketing Technology)

Vários estudos mostram que são necessárias competências em tecnologia da informação (TI) em nove de cada dez postos de trabalho. Os conhecimentos e competências em TI e marketing necessários para um especialista em marketing moderno foram descritos num estudo realizado na Lituânia, Letónia, Roménia e Portugal no início do ano de 2020.

Representantes de vários intervenientes neste estudo destacaram as seguintes competências-chave de um especialista em marketing digital: comunicação forte, estratégia digital, criatividade estratégica e fidelidade do consumidor, gestão da experiência do utilizador do website, optimização e outras (Figura: as 10 principais Competências dos Especialistas em Marketing Digital). Todas as competências descritas dizem respeito tanto aos aspetos estratégicos do marketing como atividade profissional como às disciplinas em marketing integrantes de um programa de estudos de marketing digital.

FuseIT

As 10 principais Competências dos Especialistas em Marketing Digital

A análise das competências profissionais revelou que as competências digitais que um especialista em marketing digital necessita (Figura: 10 principais Competências de Marketing Digital) estão diretamente relacionadas com uma área específica de marketing e os seus objetivos, por exemplo, com meios de comunicação social, tecnologias móveis, e-mail, motores de busca e marketing de otimização, etc. Estas competências profissionais poderão eventualmente ser divididas em dois grupos: competências profissionais adaptadas às necessidades do marketing digital e competências profissionais adaptadas às necessidades do marketing digital.

Dr. Giedrius Romeika

As 10 principais Competências dos Especialistas em Marketing Digital

"Um especialista em marketing moderno deve, não só ser um profissional na sua área, mas também acompanhar constantemente o ambiente, seguir tendências e questões sociais. Nesta era do vídeo e das redes sociais, as competências digitais são mais importantes do que nunca. Por isso, é muito importante que um especialista em marketing saiba como funcionam os canais de comunicação social, seja capaz de transmitir a mensagem desejada ao público de uma forma curta, persuasiva e clara, utilizando a linguagem correcta, tanto de texto como de vídeo ou imagem", diz L. Križinauskienė, director da associação "Langas į ateitį" e Coordenador da Coligação Nacional Digital da Lituânia. Sublinha também que é muito importante que esses profissionais avaliem criticamente a informação e sejam capazes de trabalhar e comunicar em equipa.

Esta visão é compartilhada pelo Dr. Giedrius Romeika, director do Instituto de Ciências Sociais e Informática Aplicada da Faculdade de Kaunas da Universidade de Vilnius, um dos principais promotores do projeto internacional "FuseIT": Vias de competências futuras para a formação em marketing e TIC". Segundo ele, os resultados da investigação foram surpreendentes e, ao mesmo tempo, bastante plausíveis: "Por um lado, o TOP 10 das competências digitais incluía competências em diferentes áreas e categorias: conhecimento do utilizador e das suas necessidades representando as bases do marketing; facilidade de utilização/design do website, quer de inteligência empresarial ou estratégia digital ligada à estratégia empresarial, ou criatividade estratégica mais ligada às competências pessoais. Por outro lado, dada a diversidade do marketing como disciplina e a versatilidade e aplicabilidade das TIC, uma combinação tão ampla e diversificada de competências digitais parece razoável e lógica".

Dr. Giedrius Romeika

As 10 principais competências profissionais genéricas vão desde o conhecimento adequado de "Excel" até ao marketing móvel ou marketing em motores de busca (SEM). "A criação de uma gama tão vasta de capacidades e competências profissionais e, ao mesmo tempo, de um programa de formação eficaz será um sério desafio para a equipa do projeto", admite o gestor do projeto "FuseIT", Dr. Giedrius Romeika. No entanto, assegura que uma equipa internacional de profissionais e colegas complementares será bem-sucedida nesta tarefa.

Os primeiros resultados intelectuais e recomendações do projeto "FuseIT" tornaram-se já diretrizes para o desenvolvimento de um módulo de formação eficaz de competências de marketing digital com base nas necessidades identificadas no estudo.

O projeto "FuseIT" (Future competences pathways for marketing and ICT education) é implementado pela Faculdade VU Kaunas (coordenador) em conjunto com parceiros de Portugal, Letónia, Roménia e Lituânia. O objetivo do projeto é analisar, criar e implementar um currículo com materiais de e-learning, ambiente de aprendizagem misto, auto-avaliação dos conhecimentos e competências TIC, e um sistema de certificação que responda às necessidades do mercado de trabalho europeu.