Sobre o Projeto FuseIT

“A União Europeia necessita de garantir que o conhecimento, as habilidades, a competência e a criatividade da força de trabalho europeia - especialmente os seus profissionais de TIC - atendam ao mais alto padrão profissional global e sejam constantemente atualizados em um processo de aprendizagem eficaz ao longo da vida." - Michel Catinat, Diretor de Unidade, TIC para a Competitividade e a Inovação Industrial, DG Empresa e Indústria, Comissão Europeia, 2015.

As TIC estão entre os principais setores da Europa, contribuindo cada vez mais para o crescimento económico e a criação de empregos nas economias avançadas. Apesar disso, de acordo com o E-skill in Europe Report (2014), a escassez de especialistas em TIC está em crescimento. A demanda por profissionais qualificados deve aumentar nos próximos anos. Especialistas afirmam que muitos jovens ainda estão escolhendo estudos diferentes das TIC.

Alguns investigadores, que possam estar interessados ​​em estudos de TIC, no futuro não estudam assuntos relacionados a TIC, escolhendo uma especialização diferente na escola. Aqueles que concluem os estudos em TIC têm uma qualificação decente, que, no entanto, deve ser mais proficiente. Escolas de ensino secundário e universidades fornecem aos alunos apenas conhecimentos básicos de TIC. Se os estudantes quiserem trabalhar com conhecimentos específicos, deverão estudar complementarmente em centros de desenvolvimento de competências.

A situação atual justifica a necessidade de abordagem multidisciplinar à educação em TIC, novo design de currículos e criação de oportunidades (e condições) para obter as habilidades e conhecimentos necessários, o mais rápido possível (por exemplo, usando cursos on-line, princípios de aprendizagem ao longo da vida e etc.).

Do ponto de vista de perspectivas de longo prazo, os departamentos de TIC serão forçados a aceitar uma nova abordagem para a educação em TIC, o que poderia ajudar a diminuir lacunas e incompatibilidades entre as necessidades do mercado de trabalho e as necessidades sociais (ou expectativas) dos estudantes.

Existem 2 níveis de beneficiários que serão afetados pelo projeto. O grupo-alvo principal inclui:

  1. Alunos de ensino superior
  2. Educadores, funcionários de instituições de ensino superior, centros de educação para adultos etc.
  3. Setor comercial (empregador e funcionários).